domingo, 29 de julho de 2012

Casa das ferramentas e Galinheiro II

 

   Ontem mais um dia de trabalho no campo, rendeu bem o tempo com o trabalho lá efetuado. Reparamos um problema que surgiu com o sistema de rega. Semeamos cenoura e alho francês.
   Retoma-mos os trabalhos da casa das ferramentas que ficou concluida.
   No galinheiro ficou só em falta as portas do dormitório e do espaço onde elas vão andar á solta.

Agora temos que ver os preços das futuras habitantes.........

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A primeira colheita

   Hoje ao fim de um dia de trabalho, a caminho de casa fomos fazer a primeira colheita da nossa plantação. Após um mês e uma semana, de iniciar-mos estas lides, colhemos o primeiro fruto do nosso trabalho. Os tomates e os pimentos parece que, não saem do sítio por isso sejam bem vindas as alfaces, para o almoço de amanhã.

domingo, 22 de julho de 2012

Casa das ferramentas e Galinheiro I



   Dia 21 de Julho, hoje foi um dia atarefado, logo pela fresca plantamos 240 pencas e 60 repolhos coração de boi pequeno. Trabalho árduo, cavar, frezar, abrir regos e por na terra toda esta hortaliça, principalmente para iniciantes pois não estamos habituados a estas lides, recordo-me que este terreno estava parado  á cerca de dois anos. Esta não é a nossa profissão, mas quem anda por gosto não cansa, apesar do calor que se fez sentir apartir do fim da manhã.
   Finda a plantação da hortaliça, demos continuidade á obra iniciada durante a semana, a nossa "Casa das ferramentas e galinheiro". Após algumas medidas tiradas e tábuas cortadas, algumas cavadelas e barrotes enterrados, limpeza de entulho do local, eis a obra que está a nascer.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sistema de rega

Dia 18 de Julho 2012, ficou finalizado o sistema de rega. Deram-nos dois bidões um deles ficou junto ao poço, temos que tirar a água do poço, virar para o bidão. Aproveitando o desnivel do terreno, a água é transportada para o outro bidão junto as culturas, por uma tubagem existente que estava inativa, aproveitamos e interligamos os dois bidões. Na ponta do tubo coloca-mos uma torneira dupla, onde enche o bidão ou pode ser ligada uma mangueira.

A madeira para o galinheiro e casa das ferramentas já chegou. Isto é só uma parte, com a quantidade que veio, acho que ainda vai sobrar, lenha para assar umas sardinhas. Agora é meter mãos á obra, apesar do tempo ser pouco.

 

Preparação da terra

Dia 14 Julho 2012, hoje o dia foi passado a cavar e frezar uma parcela de terra para no próximo sábado, plantar-mos pencas.

Futura casa das ferramentas e galinheiro

   Dia 7 de Julho 2012, mais um dia no campo. Hoje a atividade foi preparar três parcelas de terreno, no qual semeamos cenoura, nabal e grelos. Ao fim do dia como sempre, as habituais regas. Decidimos fazer um barraco, para guardar as ferramentas. O meu tio deu a ideia, de criar-mos galinhas, após algumas reticências, porque todos nós moramos não muito perto do terreno. Decidimos avançar com a ideia e escolhemos o local numa das extremidades do terreno. No lado esquerdo ficará a ferramentaria e do lado direito será o galinheiro.



   A madeira para as duas infra-estruturas, foi-nos oferecida por uma pessoa conhecida do meu tio. Falta agora um voluntário que tenha uma carrinha de caixa aberta para trazer a madeira.
  
Aceita-se candidatos.  

Compostor

   Dia 4 de Julho de 2012, primeiro dia de férias. Como habitual acordei ás 7H00, levantei preparei-me e fui para o campo. 
   Missão - fazer um compostor, assim meti mãos á obra.




 

Limpeza do terreno

   Dia 30 de Junho 2012 o trabalho hoje passou por fazer limpeza ao terreno. Queimar todos os troços, madeira, ervas secas e verdes retiradas da parte já cultivada.
   Cavamos e preparamos alguma terra para futuras culturas.


Primeiro dia de trabalho

   Dia 23 de Junho 2012, o primeiro dia de trabalho. Hoje passou por plantar diversos tipos de plantas que tinha em vasos numa varanda, tomateiros, pimenteiros, alfaces e feijoeiros.
   Um dos elementos é meu tio e comprou algumas pencas, tomateiros, pimenteiros.
   O outro elemento, e com alguma experiência nestas lides, é o meu sogro também ele trouxe do pequeno espaço que cultivava alguns fisalis, aboboreiras e tomateiros. Aproveitamos e semeamos alguma batata, o meu sogro tinha alguma grelada, há que a cortar e mete-la na terra, sei que está muito fora de época mas também o que der é bem vinda e não ocupa espaço de outras culturas.
   Foi um dia atarefado dado que ainda plantamos couves, espinafres oferecidas por um vizinho do terreno.
   A terra não está muito apertada, visto que já não era cultivada á dois anos, mas em contrapartida tem muita erva e muitos troços de couves amontoados.
   Enfim um dia bem passado mas cansados.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Como tudo começou

   Somos três familiares, dois sem experiência em hortas, mas com muita curiosidade e vontade de aprender. O terceiro elemento mais velho já tem experiência, mas numa parcela de terreno mais pequena. Após alguma insistência uma pessoa amiga disponibilizou-nos uma parcela de cerca de 1000m2 de cultivo, que estava parado á cerca de dois anos.
   Entrega do terreno 19 de Junho 2012