domingo, 14 de abril de 2013

Semear batata

   Após a compra da semente da batata, no passado mês de Janeiro. Esteve espalhada e coberta para acelerar a germinação (grelar).
   Á muito que esperava pelo bom tempo para lavrar a nossa horta, a chuva este ano não nos queria largar. Assim ontem metemos lá um tractor, para fresar toda aquela erva que lá existia, posteriormente lavrou e fresou novamente. Ficou então com este aspecto.




    Ontem com bem sendo habito ultimamente, tive que ir trabalhar para a empresa. Por isso a operação semear batatas começou ontem á noite cortar as batatas conforme os grelos que tinham, cortei cerca de meio saco de 25Kg, deu cerca de 260 pedaços. Hoje bem cedo, ás sete e meia já estava na horta.
  Os regos foram feitos com uma profundidade de 15cm, sendo colocadas as sementes da batata distanciadas umas das outras  cerca de 30cm e com uma camada de adubo 111, os regos ficaram entre eles com 45 cm. Ás dez e meia estavam todos metidas, até á hora de almoço ainda transplantei feijões que tinha semeado em casa no passado dia 30 de Março, algumas courgettes e abóboras.

   Com o continuar deste tempo bom, espero semear as restantes batatas para o próximo fim de semana.
   As batatas gostam de terras soalheiras e boa drenagem, com o aparecimento de ervas, é preciso  do sachar a terra envolvente das batatas, para a terra ficar mais leve para que se possam desenvolver melhor. Agora é esperar entre 120 a 140 dias para as desenterrar, quando começarem a ganhar flor é sinal indicativo que estão muito perto de serem colhidas, mas só devem ser colhidas quando os caules ficam secos e amarelados.




1 comentário: