domingo, 28 de outubro de 2012

Plantar chuchu

   Com toda esta chuva que caiu esta semana, ontem foi um dia dedicado a tirar ervas. A chuva faz milagres na horta, tanto nas horticolas como para as ervas daninhas. Mas antes da retirada das ervas plantamos um chuchu.

   Aproveitando um dos chuchu que me tinham dado, resolvemos plantar um entre dois esteios que temos no terreno. Os esteios distam um do outro cerca de seis metros, com três metros de altura, assim iremos esticar arames entre os esteios e passar alguns também na vertical, entrelaçando com os arames horizontais. É uma planta que cresce muito, os ramos podem atingir os quinze metros. Os esteios têm orientação para norte beneficiando assim de maior luminosidade para a planta.  
 


   Colocamos esta cobertura para proteger das primeiras geadas que ai vêm, dado que é previsível que o chuchu brote daqui por duas semanas.
  O chuchu brota apartir do próprio fruto, pode ser redondo ou em forma de pêra e a sua cor varia entre o branco e o verde-escuro. Quando maduro e a ponta mais larga começa a se abrir e por vezes até já saindo o primeiro ramo. Assim abrimos a cova e colocamos, corretor orgânico misturando bem com a terra colocamos o fruto e tapamos em redor deitando cerca de metade do fruto a descoberto.
   Este fruto costumo come-lo cozido mas também pode ser frito, é usado em sopas, cremes ou saladas. É muito rico em fibras, vitamina A e C, potássio e muito pobre em calorias. É usado na maior parte das vezes para substituir as batatas.
   Depois de plantado o chuchu começa a dar os primeiros frutos passados 6 meses. As maiores produções ocorrem no 2º e 3º ano. Vive entre 10 e 20 anos, mas com Invernos muito rigorosos pode morrer. Gosta de estar ao sol e isso não lhe falta cá na horta.
   Poucos são os insectos que atacam esta planta, mas as lesmas, ácaros e nematóide podem causar alguns problemas.
 
 
 
 
 
   

1 comentário:

  1. Olá

    Plantou os xuxus em outubro??? E aguentam bem o frio???

    Obrigada

    ResponderEliminar