Afinal as lesmas que procurava-mos nunca apareceram, encontra-mos sim foi lagartas e muitas, também já estavam a passear nas pencas.
Após várias inspecções aos repolhos, decidimos comprar algo para combater aquela praga.
Tinha indicação de um produto biológico de nome Bacillus Thuringiensis, é uma espécie de bactéria insecticida responsável pelo controle de pragas. Esta substancia foi considerada inofensiva ao meio ambiente, ao ser humano, não afecta os auxiliares e insectos polinizadores. Não consegui encontrar este produto durante a semana.
Dirigimos-nos então á Cooperativa Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo, para nos aconselhar-mos, dado que também precisávamos de comprar milho para as galinhas e uma cavadeira de dois bicos.
Aconselharam-nos a usar o Karate Zeon 1,5CS, é um insecticida piretróide que actua por contacto e ingestão, com uma acção sobre o sistema nervoso dos insectos, actua sobre ovos, larvas e adultos. Tem boa resistência á lavagem, após a secagem do produto. Então ao fim do dia, depois dos trabalhos estarem concluídos fizemos um pulverizador com o produto e lá espalhamos sobre a praga. Agora tem um periodo de segurança de 4 dias, mas por opção nossa vamos respeitar sete dias.
Não é muito do meu agrado utilizar este tipo de produtos, mas não encontrei outra solução, para evitar ficar sem os repolhos e sem algumas pencas, porque já apresentavam os mesmos sintomas dos repolhos.
Ontem no email tinha, uma receita caseira biológica, enviado por um amigo facebookiano, água com muito e vinagre e um pouco de sal, disse-me que os resultados eram surpreendentes. No próximo ataque experimento, a receita já veio tarde, haverá concerteza outros ataques, tomara eu que isto não se repeti-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário