sexta-feira, 29 de março de 2013

Plantar cebolo

  
   Após vários sábados sem poder trabalhar na horta por motivos profissionais e apesar do temporal destas ultimas horas, decidi plantar cebolas. Aproveitando assim esta fase da lua. Como não tínhamos sementes na altura de semear, hoje fui á feira de Santana comprar o cebolo para plantar, comprei cinco centos.
   As cebolas são vegetais muitos resistentes, a temperatura para o seu cultivo são entre os 13 e 24 graus. Com este tempo fresco, ajuda a produzir a cabeça com maior qualidade. Com o seu crescimento necessitam de exposição solar diária de seis horas.
   Com a paragem da chuva após o almoço, decidi-me ir meter o cebolo na terra, já havia uns lotes de terra preparada para o receber. Assim deitei uma camada de estrume de coelho, já curtido e com uma cavadela para o revirar, passei o ancinho para frezar um bocado a terra. Logo de seguida comecei a abrir regos, ao coloca-los na terra é conveniente ficarem espaçados cerca de vinte centímetros entre pés e entre regos. Para assim as cebolas poderem ter espaço para se expandir. A terra estava bastante molhada, mas não muito encharcada, com duas horas de trabalho já executado tive a ajuda da minha cara metade. Eu a abrir regos ela a colocar os pés de cebolo, ai o ritmo de trabalho foi outro.

  A plantação ficou com este aspecto

   
   Com a conclusão dos trabalhos, verificamos que afinal não tinha comprado os cinco centos de cebolo, mas sim seis centos e meio. Agora é só aguardar, por temperaturas mais adequadas ao seu desenvolvimento, desde que as doenças não lhe peguem.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário