domingo, 30 de junho de 2013

Colheita do dia

   Com estes dias quentes, a horta fica bonita, os feijões, pimentos, pepinos, tomates, repolhos, courgettes, abóboras e chila crescem a olhos vistos. Dão muito trabalho, principalmente arrancar as ervas daninhas, as regas. Os tomates são os mais trabalhosos, é preciso amarra-los, capar-los. Para na semana seguinte voltar praticamente ao mesmo trabalho. Mas após, uma manhã de trabalho na horta, sabe sempre bem colher as várias hortícolas que semeamos, plantamos e cuidamos.
No fundo a trabalhar na horta, encontro uma paz de espírito, longe de stress do dia a dia, conseguimos dar atenção à quantidade de pássaros alguns deles cantores que existe na natureza, para além de sabermos a qualidade dos produtos que comemos.  

Auxiliares da horta

   16 de Junho sete da manhã, após uma vistoria aos feijões verifiquei que estavam a ganhar piolho. Alguma preocupação pois já estavam instalados em vários pés. Continuando  a vistoria antes de me dedicar ao trabalho, eis que encontro uma preciosa ajudante, para o piolho nas folhas da batateira.

Praga da batata

   Há já algum tempo que não escrevia no blog, mas não pensem que me tenho descurado da horta apesar do tempo ser pouco. Hoje abordo um tema que, pela informação que tenho procurado ainda não tem tratamento biológico, o escaravelho da batateira.
   O escaravelho alimenta-se essencialmente da folha da batata, ficando totalmente triturada. Sendo eles adultos ou larvas. As folhas da batateira tem a função de fotossintetizar a planta, sendo portanto a responsável, por formar as batatas.
   Assim no inicio deste mês, após chegar à horta um sábado de manhã deparei-me com esta criatura.