domingo, 30 de junho de 2013

Praga da batata

   Há já algum tempo que não escrevia no blog, mas não pensem que me tenho descurado da horta apesar do tempo ser pouco. Hoje abordo um tema que, pela informação que tenho procurado ainda não tem tratamento biológico, o escaravelho da batateira.
   O escaravelho alimenta-se essencialmente da folha da batata, ficando totalmente triturada. Sendo eles adultos ou larvas. As folhas da batateira tem a função de fotossintetizar a planta, sendo portanto a responsável, por formar as batatas.
   Assim no inicio deste mês, após chegar à horta um sábado de manhã deparei-me com esta criatura.  




  Achei engraçado, ver um escaravelho. Até porque tem umas cores bonitas e as folhas das batatas estavam intactas, mas após uma analise mais cuidada verifiquei que existiam dezenas deles. Iniciei nesse sábado de tarde uma caça ao escaravelho, resultado cerca de setenta escaravelhos mortos. Não pensei duas vezes no dia seguinte tinha que comprar, o remédio para o escaravelho.
   Assim foi, no dia seguinte após a vinda do trabalho, fiz um pulverizador do dito remédio e lá dei um banho ao batatal, bem como à terra junto ao caule. Pois tinham me dito que por vezes ao larvas do escaravelho caiam e ficavam na terra a procriar.  Nos dias que tenho ido à horta, faço sempre uma ronda pelo batatal e parece que ficou o assunto resolvido. Agora é aguardar pela saída das batatas da terra, para ver como estão.    
 













Sem comentários:

Enviar um comentário