domingo, 24 de novembro de 2013

Espinafre da Nova Zelândia

   Nesta altura do ano, além das manutenções essenciais (reparar canteiros, arrancar erva e arrancar erva) pouca há a fazer na horta, o que já não é pouco. Depois de reparar as margens de alguns canteiros e transplantar alguns pés de Pencas de Chaves, que estavam meio esquecidas num canteiro das sementeiras, resolvi dar um arranjo no canteiro dos espinafres.
   Esta variante de espinafre, o Espinafre da Nova Zelândia, foi nos oferecida alguns pés no inicio da plantação da horta, todos eles vinham com raiz e todos eles pegaram. No entanto nunca consegui, que alguns pés pegassem por estacamento. Esta variante gosta e precisa de muita luminosidade, gosta de exposição solar durante algumas horas, com temperaturas de 30ºC ou mais a planta gosta de um pouco de sombra. Esta planta gosto do solo leve e fértil, por isso mais ou menos de duas em duas semanas dou uma sachadela e junto um pouco de nutrimais e matéria do compostor. Gosta também de ter o solo húmido, não dispenso na altura da primavera e verão uma rega dela diária, para manter a humidade da terra, após alguma pesquisa fiquei a saber que, este espinafre também, é resistente a períodos de seca.   Este ano vou reforçar a área de cultivo, por isso ontem andei a catar as sementes ainda verdes, dos ramos dos restantes pés, os outros foram bem saborosos em sopas e saladas.

   Seguidamente e após dar cavadela na terra espalhei as sementes

   Estas sementes podem ser feitas em sementeiras, sendo transplantadas quando tiverem entre quatro a seis folhas. Nos inícios de Março do próximo ano vou colocar mais sementes na terra pois espaço para os espinafres não falta e tem de ser preenchido.

Novo canteiro dos espinafres 
 
   A área duplicou, ficou com 2,5mx2.5m, para o ano haverá espinafres para consumir e vender.
 
 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário