domingo, 14 de julho de 2013

Pepino

    Estava ansioso por colher os primeiros pepinos, das várias vezes que semeei em casa para poder transplantar, só consegui vingar dois pés, assim tive necessidade de comprar vários pés para plantar.

Couve-flôr

   O ano passado plantamos, mas talvez devido á época tardia que começamos a plantar a nossa horta, as couves flor que deram foi umas minúsculas flores.
    A couve-flor, dizem os mais antigos que é uma hortaliça tipicamente do tempo frio, mas quando lavrei o terreno, foi das hortaliças que não exitei em comprar para plantar. Após alguma pesquisa, verifiquei que ela precisa de ser cultivada em terrenos ricos em matéria orgânica (para isso o compostor cumpriu a função para que foi feito), ter de espaço entre elas cerca de 40 centímetros, que tenha algumas horas de sol direto e com muita luminosidade. Tenho na horta todas as condições para cultivar esta hortícola e necessita sobretudo de ter o solo sempre húmido.

Sistema rega II

   Com os dias de calor que esteve, muitos foram os litros de água que tive que tirar do poço, para encher os bidões. Com o calor que esteve todas as hortícolas tiveram que ser regadas todos os dias mesmo aquelas que querem pouca água. Por isso retomei a ideia que tinha, de adquirir um depósito de 1000 litros. Já tinha surgido esta ideia mas foi abandonada, porque as condições financeiras de quem os vendia, o tempo que tinha estado, fizeram-me pensar que mais valia fazer o sacrifício e regar alternadamente as culturas dia sim dia não.

Cebolas

   Foi a primeira vez, que plantei cebolas, por isso acho que não correu muito mal, mas também podia ter corrido melhor. Como tudo na vida, aprende-se com os erros, e para o próximo ano não cometerei os mesmos deste ano certamente. No entanto apesar de todo o trabalho na horta com as cebolas, o produto final deu para o gasto do cebolo comprado á uns meses atrás.

domingo, 7 de julho de 2013

Produção semanal

   Esta semana o trabalho na horta tem sido muito pouco, o tempo é pouco e este calor não ajuda. Sobretudo numa horta com exposição solar desde que o sol nasce até quando se põe. Mas o essencial vai se fazendo, regar, regar e regar.
   Ontem pouco passava das seis e meia da manhã já estava na horta, com estes dias de calor tenho adoptado o horário alentejano, ir cedo à horta e dormir a sesta de tarde. Assim logo pela fresca, aproveitei para retirar as ervas daninhas nos pimentos e nos tomateiros. O passo seguinte foi regar, e regar e por volta das dez horas já saia pelo portão fora, já não se podia lá estar, com tanto calor.
   Ontem tive uma surpresa desagradável, apareceram novamente os escaravelho na batata.