domingo, 7 de julho de 2013

Produção semanal

   Esta semana o trabalho na horta tem sido muito pouco, o tempo é pouco e este calor não ajuda. Sobretudo numa horta com exposição solar desde que o sol nasce até quando se põe. Mas o essencial vai se fazendo, regar, regar e regar.
   Ontem pouco passava das seis e meia da manhã já estava na horta, com estes dias de calor tenho adoptado o horário alentejano, ir cedo à horta e dormir a sesta de tarde. Assim logo pela fresca, aproveitei para retirar as ervas daninhas nos pimentos e nos tomateiros. O passo seguinte foi regar, e regar e por volta das dez horas já saia pelo portão fora, já não se podia lá estar, com tanto calor.
   Ontem tive uma surpresa desagradável, apareceram novamente os escaravelho na batata.
   A aconselharam-me a não deitar o remédio do escaravelho, pois a batata, já esta criada e este ataque deles não ira fazer mal nenhum. Uma coisa é certa à muito que deram flor e a maior parte delas já estão a ficar com a rama amarela, sinal de que já estão criadas.
   Hoje fui regar os pepinos sete da manhã, de todos os produtos que estão na horta, estes são uns privilegiados, são os únicos que são regados todos os dias. Aproveitei a frescura da manha para apanhar o feijão verde, e como estava a precisar de batata em casa, peguei na enxada e tirei quatro pés de batata. Também estava curioso em saber o estado das batatas. Pelo que vi das batatas resolvi que não vou deitar o produto, vou é passar a vistoriar mais a rama da batata para apanhar o escaravelho que por lá andar. O resultado foi este da colheita de hoje de manha.
  
O feijão verde foi a produção de uma semana
A batata vê se que já esta criada e sã
A sabóia com a quantidade que lá está, também se vão colhendo 

Esta semana com estes ingredientes, vai saber que nem ginjas numa bela sopa e um salteado de feijao verde e alho também produção da nossa horta.
A natureza é muito generosa, quando é bem tratada, podia era ser menos generosa com as ervas daninhas.






1 comentário: