sábado, 22 de setembro de 2012

Alho francês

   Adoro alho francês, é um vegetal e acho que é dos mais frescos e saborosos que qualquer horta pode oferecer.


Preparar o canteiro

   Após pesquisar na net e trocando experiências com outros donos de hortas. O alho francês para crescer de uma forma natural, é necessário cultiva-lo em solo húmido com boa drenagem e muito sol.
   Sendo assim no sábado passado, preparamos um canteiro com corretor de solo "Nutrimais", de modo a tentar melhorar a retenção de humidade no solo. Quando vão amadurecendo, a terra poderá ficar mais seca, tornando-se assim ideal para o seu desenvolvimento.
   Á cerca de um mês semeei em vasos cerca de 80 sementes, têm neste momento entre cinco e dez cm de altura. Hoje chegou a hora de os plantar, aproveitando o inicio do quarto crescente, aproveitando igualmente uma parcela de terra limpa, plantamos a cerca de 30 centímetros de distância uns dos outros, assim terão um crescimento arejado e saudável.
   A  rega deve ser efectuada em pequenas quantidades e com alguma regularidade. Após 90 dias da plantação estão prontos para colher. Mas alguns hortelãos dizem, que quando tem a altura de um lápis, vão colhendo, dizem que com esse tamanho são mais saborosos. Eu particularmente aguardo para ver.
   O alho francês estando dentro da terra, mantêm-se bem conservado, sendo uma enorme vantagem, pois assim pode-se colher sempre frescos, somente quando é necessário para consumo. Contudo na fase de crescimento, tem uma técnica para manter a parte de baixo sempre branca que sem dúvida é a mais saborosa. A técnica consiste em ir amontoando terra á volta do pé, á medida que vão crescendo, para não apanhar sol. Também já tenho visto, em algumas pesquisas que efectuei, usarem o canudo do papel higiénico, ficando o alho no seu interior.
   Esperamos que eles cresçam, para podermos saborear este vegetal delicioso que tem no nosso mercado um preço muito alto.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário