sábado, 22 de setembro de 2012

Hortaliças novas

   Este sábado eu e o meu tio, levantamos-nos cedo. Conforme tínhamos combinado no dia anterior ir á feira da Srª da Hora. O nosso objectivo era comprar, algumas hortaliças, que ainda não tivéssemos na nossa horta.

   Na feira havia, para espanto meu só três bancas a vender, para plantar. Contava que tivesse mais, vendedores por onde escolher, mas paciência. Sinceramente pensava mesmo que seria quase como a Feira de Santana, onde tem muitos, mas muitos vendedores. Optamos pela banca do meio, (no meio é onde está a virtude) onde nós pareceu ter as horticulas mais viçosas.

   Compramos:
  • Couves - Apesar de termos cerca de cinquenta pés, optamos por comprar meio cento, pois com as galinhas a comer todos os dias um bom molho de couve, começamos nós a ficar sem couves para consumo. Eu particularmente adoro sopa de couve esfarrapada e neste momento só vejo elas a comerem-nas.
  • Couve Lombarda - Desta couve trouxe-mos um molho com cerca de 32 pés, esta variedade costuma ser muito boa e como não a tínhamos, horta com ela.
  • Couve nabiça para grelos - Nunca tinha ouvido falar nesta espécie, no entanto trouxe-mos um molho com 65 pés. Foi-nos dito na feira que dava uns grelos óptimos para o Natal.
  • Penca branca - Igualmente para o Natal, trouxe-mos meio cento. Porque Natal é quando o homem quiser, assim comemos quando quisermos.  
   A caminho do terreno fizemos uma breve paragem para comprar um saco de Nutrimais. Torna-se indispensável em cada plantação ou sementeira colocar alguma quantidade na terra. Pelo caminho ainda brincamos, com a situação de o meu sogro não ir gostar de nós ver chegar ao campo com tanta hortaliça para plantar.
   Dito e feito, primeira palavra de incentivo "isso não vai dar nada e vai ser tudo para estragar, ninguém come tanta hortaliça." Desconselho á parte (se é esta palavra existe) eram para ai nove horas e trinta minutos, lá pegamos nós na cavadeira e enxadas, e metemos mãos á obra. Até ao meio dia e meia ficaram plantadas as couves lombarda, couves nabiça e a pencas branca.
   A seguir ao almoço iniciamos os trabalhos, com a plantação das couves, seguidamente tratamos de expandir o canteiro reservado aos espinafres, aproveitamos um canteiro que estava ao lado, onde estiveram alfaces, limpamos algumas ervas que lá tinha e assim ficou um espaço com o dobro do tamanho para os espinafres. Cheira-me que não estará sem espinafres por muito tempo.
   Seguidamente, transplantamos alho francês. que tinha sido semeado á cerca de um mês, foram 82 pés, sinceramente não fazia ideia que fossem tantos pés. Contudo aprendi que para semear em alforge é preferível semear em covetes e não em vasos como fizemos nesta sementeira. Eles têm muita raiz e ao separa-los espero que não tenham abalado muito.
   Já no final da tarde iniciamos a habitual rega de toda a horta, bem como a limpeza do galinheiro.
   Mesmo antes de ir embora, fizemos a habitual colheita de algumas hortaliças, para nossa casa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário