domingo, 16 de setembro de 2012

Trabalhos de manutenção

   Ontem particularmentte, o dia foi dedicado á manutenção da horta. Principalmente a rega, que com estes dias quentes, aproveitamos o sábado para fazer uma rega mas intensa.
   Preparamos, três canteiros para a próxma semana. Na próxima semana, vamos comprar algumas hortaliças para plantar, a nossa ideia é todos os meses plantarmos hortaliças variadas. Ainda não sabemos bem o que iremos comprar, será o que o lavrador tiver para vender.
  
   Aqui estão algumas das horticulas que temos na nossas horta, não é pouco para quem começou no fim do mês de junho e só lá pode trabalhar ao sábado. Mas com muita dedicação, muito gosto e fazendo orelhas moucas a alguns comentários e criticas muito pouco construtivas, tudo se leva para a "frente".

   Cenouras Nantes - Ao sábado  merece todo o empenho na sua  rega, regamos uma vez por semana segundo indicações de um lavrador deve-se regar todos os dias até nascer. Depois de nascer deve ser regada (encharcada) uma vez por semana, para a água ir o mais fundo possivel e igualmente a raiz da cenoura ir para o fundo á procura da água. Produzindo assim cenouras grandes (espero eu). Acho que  se calhar precisava de um desbaste.

   Nabo de 60 dias - Esta riqueza merece o tratamento igual ao das cenouras.

   Grelos - Apesar das pragas que nós rogaram, aqui estão os  grelos bem vivos e viçosos, agora tammbém só são regados ao sábado.

   Espinafres - Este canteiro num dos próximos trabalhos, vai merecer um alargamento a meio da semana talvez lhe faça  uma colheita e aproveite os troncos mais groços para os plantar novamente, custou a pegar mas finalmente sempre conseguiram.

   Pencas - São deliciosas, há já duas semanas que andamos a consumi-las.

   Repolho coração pequeno - São igualmente saborosos, hoje já fiz a prova

   Ervilhas - Estas riquezas juntamente com as favas, nasceram numa semana. Eu e o meu tio fomos gozados por semearmos  favas e ervilhas nesta altura, que eramos tolos, não ia nascer nada.  Aqui está a prova  em como a natureza pode ser surpreendente, se não tentar-mos é que não nasce de certeza absoluta. Ao semearmos as ervilhas e favas fizemos uma cama de  estrume de cavalo nos regos, concerteza que tudo isto também ajudou.

   Favas   

   Galinhas - Das dezassete que compramos, já só restam doze. Elas  são as responsáveis por eu não poder comer couves. A alimentação delas passa essencialmente  por folhas de couve, folhas de penca, arroz, pão demolhado, milho traçado cascas de melão, meloa e  mellancia.

   Tomates - Colhemos estas belezas ontem. Todos os dias temos deitado tomates para o compostor. Assim decidimos colher todos os que estavam verdes com mais ou menos este tamanho, para ver se conseguimos que a amadureçam em casa. Evitando assim que apanhem assim todo o calor de todo o dia. Este ano foi um ano mau para os tomates e pepinos o tempo instável, potenciou a vinda do arejo.

   Sabe extraordináriamente bem ao fim de um dia de trabalho na horta, levar para casa, repolho, alface e tomates, produtos plantados e tratados por nós, sem corantes nem conservantes (sem pesticidas e funjicidas). 
         



2 comentários:

  1. As vossas galinhas são alimentadas á base de quê? Tenho algumas compradas pela mesma altura e não cresceram tanto.

    ResponderEliminar
  2. Caro João António

    As nossas galinhas são alimentadas neste momento a milho traçado e todos os dias lhe pomos ou folhas de couves, ou folhas pencas, ou de repolho duas vezes por dia. Também lhe damos arroz e cascas de melancia e meloa. Apesar destes cuidados já nos morreram cinco frangos.

    ResponderEliminar