domingo, 2 de setembro de 2012

Semear favas

   A sementeira de favas e ervilhas, foi feita este sábado quando dizem que deve ser feita preferencialmente nos meses de Outubro e Novembro, mas resolvemos semear, vamos ver o que vai dar. Para o mês que vem fazemos nova sementeira.
   Assim abrimos os regos com uma profundidade de 30cm. No fundo dos regos alternamos a colocação de estrume de cavalo e corretivo Nutrimais, entre eles. Enchemos novamente o rego com a terra livre de ervas, com um pau fomos abrindo buracos com cerca de 7 cm de fundura, colocando lá as sementes e tapamos, deixando espaçadas as sementes, cerca de 80 cm. Os regos também eles estão distanciados 80 cm, esta distância, visa facilitar o arejamento das flores fertilizadas. Fizemos todo este processo, também para as ervilhas.
   Após toda a sementeira efetuada, regou-se a sementeira com o resto do diluído do estrume de cavalo. A rega deve ser frequente até nascerem, segundo nós disseram onde compramos a semente. Após nascerem serão efetuadas regas esporádicas. Também disseram-nos, que tendo um palmo de altura deveria efetuar-se uma sacha.
   Elas são frequentemente atacadas pelos piolhos, eles atacam as pontas das plantas sufocando-as e consequentemente atrofiam a parte vegetativa. Para remediar a situação retira-se a ponta acima da penúltima flor. Assim estimula a formação de vagens mais fortes, seguindo a seiva para as partes inferiores da planta, estimulando a frutificação. A colheita prolonga-se entre quatro a cinco semanas, ao fim das quais a planta começa a secar mudando progressivamente da cor verde para o negro.
   Esta especie gosta de solos férteis com boa drenagem, especialmente se tiver sido adicionado composto ou estrume bem curtido.
   As favas cultivadas por nós, são mais saborosas, podemos colher na altura em que estão mais tenras, pena é que ao serem colhidas não tragam o chouriço (adoro favas com chouriço).

Sem comentários:

Enviar um comentário