domingo, 24 de novembro de 2013

Espinafre da Nova Zelândia

   Nesta altura do ano, além das manutenções essenciais (reparar canteiros, arrancar erva e arrancar erva) pouca há a fazer na horta, o que já não é pouco. Depois de reparar as margens de alguns canteiros e transplantar alguns pés de Pencas de Chaves, que estavam meio esquecidas num canteiro das sementeiras, resolvi dar um arranjo no canteiro dos espinafres.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pimentas

   Toda a horta que se prese tem algumas pimentas, a minha como não podia ser diferente este ano foi reforçada com mais alguns pés. Pensando sempre em fazer melhorias, este sábado passado meti mãos á obra, depois de ter semeado ervilhas, ainda sobrou tempo para tratar do canteiro das pimentas. Após arrancar as ervas, circundantes dos pés e dar uma sachade-la, á terra para a arejar. Fiz-lhe uma guarnição, para delimitar a área, ficando já algum espaço para os futuros pés que serão plantados no próximo mês de Março.

Nova aquisição

   Boas, já estava com saudades de passar algum tempo no Blog. Devido a muito trabalho profissional, não tenho tido tempo para a minha horta, nem disposição para passar aqui, que para mim é como o tempo que passo na horta. Tempo de descanso, meditação e sossego para pensar um pouco do que me vai na alma.

domingo, 14 de julho de 2013

Pepino

    Estava ansioso por colher os primeiros pepinos, das várias vezes que semeei em casa para poder transplantar, só consegui vingar dois pés, assim tive necessidade de comprar vários pés para plantar.

Couve-flôr

   O ano passado plantamos, mas talvez devido á época tardia que começamos a plantar a nossa horta, as couves flor que deram foi umas minúsculas flores.
    A couve-flor, dizem os mais antigos que é uma hortaliça tipicamente do tempo frio, mas quando lavrei o terreno, foi das hortaliças que não exitei em comprar para plantar. Após alguma pesquisa, verifiquei que ela precisa de ser cultivada em terrenos ricos em matéria orgânica (para isso o compostor cumpriu a função para que foi feito), ter de espaço entre elas cerca de 40 centímetros, que tenha algumas horas de sol direto e com muita luminosidade. Tenho na horta todas as condições para cultivar esta hortícola e necessita sobretudo de ter o solo sempre húmido.

Sistema rega II

   Com os dias de calor que esteve, muitos foram os litros de água que tive que tirar do poço, para encher os bidões. Com o calor que esteve todas as hortícolas tiveram que ser regadas todos os dias mesmo aquelas que querem pouca água. Por isso retomei a ideia que tinha, de adquirir um depósito de 1000 litros. Já tinha surgido esta ideia mas foi abandonada, porque as condições financeiras de quem os vendia, o tempo que tinha estado, fizeram-me pensar que mais valia fazer o sacrifício e regar alternadamente as culturas dia sim dia não.

Cebolas

   Foi a primeira vez, que plantei cebolas, por isso acho que não correu muito mal, mas também podia ter corrido melhor. Como tudo na vida, aprende-se com os erros, e para o próximo ano não cometerei os mesmos deste ano certamente. No entanto apesar de todo o trabalho na horta com as cebolas, o produto final deu para o gasto do cebolo comprado á uns meses atrás.

domingo, 7 de julho de 2013

Produção semanal

   Esta semana o trabalho na horta tem sido muito pouco, o tempo é pouco e este calor não ajuda. Sobretudo numa horta com exposição solar desde que o sol nasce até quando se põe. Mas o essencial vai se fazendo, regar, regar e regar.
   Ontem pouco passava das seis e meia da manhã já estava na horta, com estes dias de calor tenho adoptado o horário alentejano, ir cedo à horta e dormir a sesta de tarde. Assim logo pela fresca, aproveitei para retirar as ervas daninhas nos pimentos e nos tomateiros. O passo seguinte foi regar, e regar e por volta das dez horas já saia pelo portão fora, já não se podia lá estar, com tanto calor.
   Ontem tive uma surpresa desagradável, apareceram novamente os escaravelho na batata.

domingo, 30 de junho de 2013

Colheita do dia

   Com estes dias quentes, a horta fica bonita, os feijões, pimentos, pepinos, tomates, repolhos, courgettes, abóboras e chila crescem a olhos vistos. Dão muito trabalho, principalmente arrancar as ervas daninhas, as regas. Os tomates são os mais trabalhosos, é preciso amarra-los, capar-los. Para na semana seguinte voltar praticamente ao mesmo trabalho. Mas após, uma manhã de trabalho na horta, sabe sempre bem colher as várias hortícolas que semeamos, plantamos e cuidamos.
No fundo a trabalhar na horta, encontro uma paz de espírito, longe de stress do dia a dia, conseguimos dar atenção à quantidade de pássaros alguns deles cantores que existe na natureza, para além de sabermos a qualidade dos produtos que comemos.  

Auxiliares da horta

   16 de Junho sete da manhã, após uma vistoria aos feijões verifiquei que estavam a ganhar piolho. Alguma preocupação pois já estavam instalados em vários pés. Continuando  a vistoria antes de me dedicar ao trabalho, eis que encontro uma preciosa ajudante, para o piolho nas folhas da batateira.

Praga da batata

   Há já algum tempo que não escrevia no blog, mas não pensem que me tenho descurado da horta apesar do tempo ser pouco. Hoje abordo um tema que, pela informação que tenho procurado ainda não tem tratamento biológico, o escaravelho da batateira.
   O escaravelho alimenta-se essencialmente da folha da batata, ficando totalmente triturada. Sendo eles adultos ou larvas. As folhas da batateira tem a função de fotossintetizar a planta, sendo portanto a responsável, por formar as batatas.
   Assim no inicio deste mês, após chegar à horta um sábado de manhã deparei-me com esta criatura.  


sábado, 18 de maio de 2013

Plantações

   Hoje foi um dia de trabalho árduo, a manha foi dedicada a arranjar estacas. Queria preferencialmente canas pois são mais leves de carregar. Com meia dúzia de kilometros percorridos em Ermesinde, lá encontrei as ditas canas e também lá me desenrasquei. Conforme prometi anteriormente aqui ficam as fotos de algumas plantações.

domingo, 28 de abril de 2013

Plantações

   Ontem a minha participação na horta foi só da parte da tarde. Durante a manhã passei na feira de Rio Tinto, como a horta foi lavrada á pouco tempo, as hortaliças por lá não existem, com a excepção da couve galega. Então comprei pimentos, tomates, courgettes, couve flor, saboia, repolho e coração.

domingo, 14 de abril de 2013

Semear batata

   Após a compra da semente da batata, no passado mês de Janeiro. Esteve espalhada e coberta para acelerar a germinação (grelar).
   Á muito que esperava pelo bom tempo para lavrar a nossa horta, a chuva este ano não nos queria largar. Assim ontem metemos lá um tractor, para fresar toda aquela erva que lá existia, posteriormente lavrou e fresou novamente. Ficou então com este aspecto.

domingo, 7 de abril de 2013

Alface

   A disposição hoje era plantar alfaces, mas as sementeiras feitas em casa estão um pouco atrasadas. Foram feitas em casa,  em vez de as fazer na horta. Assim posso ter um maior controlo nas regas e no seu crescimento. Das várias sementeiras efectuadas, tenho por casa pimentos, courgettes, feijão, tomates, abóboras, beringelas, piri-piri, alfaces, ontem semeei melancias, melões e meloas. Na proxíma publicação mostro algumas fotos, das sementeiras.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Plantar cebolo

  
   Após vários sábados sem poder trabalhar na horta por motivos profissionais e apesar do temporal destas ultimas horas, decidi plantar cebolas. Aproveitando assim esta fase da lua. Como não tínhamos sementes na altura de semear, hoje fui á feira de Santana comprar o cebolo para plantar, comprei cinco centos.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Alhos

   Adoro alho, é utilizado como remédio desde a antiguidade, no Egipto usavam-no na composição de alguns medicamentos. No inicio de Dezembro, semeamos um molho que compramos na feira da Sra da Hora, juntamos também algumas cabeças que tínhamos por casa, compradas no Continente. O resultado é este que agora publico.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Tomates coração de boi

   Hoje semeamos tomates, dado que quando começamos com estas lides de plantar uma horta. Não tínhamos sementes, por isso quase tudo que crescia na nossa horta era comprado para depois transplantar. Começamos a pedir sementes ás pessoas conhecidas, que sempre se mostraram disponíveis para dar. Mas agora que chegou a hora de se coçarem (dar as sementes) arranjam sempre desculpas das mais esfarrapadas e estapafurdias. Mas quem tem amigos não morre na cadeia, duas pessoas amigas deram-nos semente de tomate coração de boi.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Casa nova frangos novos

   Com o galinheiro completamente renovado, por força das circunstancias. Ontem de tarde fomos á feira de Custóias, ao entrar na feira, encontramos a lavradeira ao qual já tinhamos comprado anteriormente os frangos  mas na feira de Santana.

Novo galinheiro

   Ontem foi dia de muita azafama, como no ultimo sábado do mês de Janeiro, estive-mos a limpar os destroços, resultantes do temporal, que resultou na destruição do galinheiro. Ontem de manhã fomos comprar rede e pregos para iniciarmos a reconstrução, já que lá tínhamos os barrotes adquiridos no sábado passado.

Semente de batata

   No sábado dia 26 de Janeiro, fomos ao grémio de Valongo comprar, semente de batata. Compra-mos dois sacos de 25 Kg.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Temporal

  Nesta ultima noite com o temporal que esteve, provocou alguns danos na nossa horta. Muitos pés de favas tombados, pés de ervilhas quebrados o galinheiro destruído.
  A meio de Dezembro passado prepara-mos as galinhas para um arrozinho de cabidela. No sábado passado, estivemos a limpar, subimos o telhado na parte de trás do galinheiro e da casa das ferramentas, permitindo assim uma maior inclinação. Isolamos as laterais com plástico e reforçamos a cobertura com um plástico mais grosso, com o intuito de hoje colocarmos lá novas habitantes, ficando assim mais protegidas do frio e da chuva.
  Hoje de manhã antes de ir-mos ao aviário, passei pela horta para ver como estava tudo, depois da noite que passamos. Qual não foi a minha surpresa, um dos barrotes da lateral do galinheiro estava partido ao meio, fazendo com que cede-se a cobertura do galinheiro. 
  A natureza tem destas coisas, mais não é isto que nós faz desistir, é claro que fiquei desanimado pois ainda no sábado passado até á chuva andamos, para deixar tudo pronto para este fim de semana.
  Á que levantar a cabeça, começar a preparar as coisas, para no próximo fim de semana por-mos o galinheiro funcional.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Fases da lua 2013


  Neste novo ano, que começou á poucos dias, começa também um novo ano de trabalho na horta. Nada melhor que começar a escrever, neste ano no blog como primeiro tópico, as fases da lua para 2013.


Fases da Lua 2013

Janeiro
Quarto Minguante 04 Lua Nova 11 Quarto Crescente 19 Lua Cheia 26
 
Fevereiro
Quarto Minguante 03 Lua Nova 10 Quarto Crescente 17 Lua Cheia 25
 
Março
Quarto Minguante 04 Lua Nova 12 Quarto Crescente 19 Lua Cheia 26
 
Abril
Quarto Minguante 03 Lua Nova 10 Quarto Crescente 18 Lua Cheia 25
 
Maio
Quarto Minguante 02 Lua Nova 10 Quarto Crescente 17 Lua Cheia 24 Quarto Minguante 31
 
Junho
Lua Nova 08 Quarto Crescente 16 Lua Cheia 23 Quarto Minguante 30
 
Julho
Lua Nova 08 Quarto Crescente 15 Lua Cheia 22 Quarto Minguante 30
 
Agosto
Lua Nova 06 Quarto Crescente 14 Lua Cheia 21 Quarto Minguante 28
 
Setembro
Lua Nova 05 Quarto Crescente 12 Lua Cheia 20 Quarto Minguante 27
 
Outubro
Lua Nova 04 Quarto Crescente 12 Lua Cheia 19 Quarto Minguante 26
 
Novembro
Lua Nova 03 Quarto Crescente 10 Lua Cheia 18 Quarto Minguante 25
 
Dezembro
Lua Nova 02 Quarto Crescente 10 Lua Cheia 17 Quarto Minguante 24
 
 
 
Legenda:

Lua Nova Lua Nova
Quarto Crescente Quarto Crescente
Lua cheia Lua Cheia
Quarto Minguante Quarto Minguante